Protocolos de Redes é um conjunto de normas que permitem que qualquer máquina conectada à internet possa se comunicar com outra também já conectada na rede. É assim que qualquer usuário consegue enviar e receber mensagens instantâneas, baixar e subir arquivos no seu site e acessar qualquer tipo de domínio na web. Os protocolos de internet funciona dessa forma, como uma espécie de “língua universal” entre computadores. Independente do fabricante e do sistema operacional usado, essa linguagem é interpretada por todas as máquinas igualmente. Tipos de Protocolos de Rede:
TCP/IP é o acrônimo de dois protocolos combinados: o TCP (Transmission Control Protocol, que significa Protocolo de Controle de Transmissão) e IP (Internet Protocol, que significa Protocolo de Internet).
O protocolo TCP/IP surgiu em 1969 nos Estados Unidos durante uma série de pesquisas militares da ARPANET.
Ele foi criado para permitir a comunicação entre sistemas de computadores de centros de estudos e organizações militares espalhadas em vários pontos do planeta.
A ideia era oferecer uma troca rápida de mensagens entre computadores conectados a uma rede inédita. E, nesse meio termo, identificar as melhores rotas entre dois locais, mas também encontrar rotas alternativas, quando necessárias.
Essa pilha de protocolos é dividido em 4 camadas. São elas, em ordem de como a conexão na internet acontece:
Aplicação. Usada pelos programas para enviar e receber dados de outros programas pela própria internet. Nessa camada estão os protocolos HTTP (navegação na web), FTP (transferência de arquivos) e SMTP (emails).
Transporte. Responsável por transportar os arquivos recebidos da camada anterior. Aqui acontece a organização e a transformação deles em pacotes menores, que serão enviados à rede.
Rede. Os arquivos empacotados na camada anterior são recebidos e anexados ao IP da máquina que envia e que recebe os dados. Daqui, eles são enviados pela internet usando a próxima camada.
Interface. É a cama que, enfim, executa o recebimento ou o envio de arquivos na web.
HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.
O protocolo HTTP funciona também como uma conexão entre o cliente e o servidor. Neste caso, o cliente é o navegador que você usa para acessar a internet. E o servidor é aquele em que um site ou domínio está hospedado na rede.
ATM: é uma arquitetura de rede de alta velocidade orientada a conexão e baseada na comutação de células de dados.
Ethernet:é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) (Endereço MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET.
TCP: Transmission Control Protocol O TCP (acrônimo para o inglês Transmission Control Protocol), também conhecido como TCP/IP, é um dos protocolos sobre os quais assenta o núcleo da Internet. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede. O TCP é um protocolo do nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual assentam a maioria das aplicações cibernéticas, que estão na camada de aplicação (camada 7) como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web.
Disciplina: Redes de computadores
Curso:Informática VI Modúlo
Aluna: Janaine Ribeiro Gonçalves
Data: 20/05/2019