FIBRA ÓPTICA
È um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados.
HISTÓRIA DA FIBRA ÓPTICA
Inventada há mais de 50 anos, a fibra óptica é capaz de transportar dados na velocidade da luz. Em 1870, o físico inglês Jonh Tyndall provou para uma plateia de incrédulos que a luz não era algo “indobrável”, retilínea e constante até a eternidade, como era pensado por todos até aquele ano.
Os princípios da fibra óptica são conhecidos desde a antigüidade e foram utilizados em prismas e fontes iluminadas. - 200 d.C.: Heron da Alexandria estudou a reflexão. - 1621: Willebrod Snell descobriu que quando a luz atravessa dois meios, sua direção muda (refração). - 1678: Christian Huygens modela a luz como onda.
SURGIMENTO
A comunicação com fibra ótica tem suas raízes nas invenções do século XIX.se tornou mais prática durante os anos 60 com o surgimento das fontes de luz de estado sólido (raio lazer e os LEDs) e das fibras de vidro de alta qualidade livres de impurezas.
Funciona de tal forma a fibra ótica não envia dados da mesma maneira que os cabos convencionais. Para garantir mais velocidade, todo o sinal é transformado em luz, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores. Há dois modos de converter os dados: por laser e por LED.
Seu principal objetivo é permitir a transmissão de informação digital e sinais de luzes ao longo de grandes distâncias.
Tipos de Cabos de Fibra Optica
Fibras Multimodo. As fibras multimodo foram as primeiras a serem comercializadas. Neste tipo de fibra é permitido que vários raios (modos) se propaguem simultaneamente pelo cabo. ...
Fibras Monomodo. As fibras monomodo têm o core com um diâmetro muito menor que os cabos multimodo
Cleisiane Santana Araujo
20 de Maio de 2019